Resumo
O Google lançou no Brasil o Bard, sua inteligência artificial generativa rival do ChatGPT.
Embora ainda seja uma ferramenta em experimentação, o Bard promete recursos avançados e responsabilidade na geração de conteúdo.
Os revisores brasileiros contribuíram para sua adaptação ao usuário brasileiro.
Algumas polêmicas envolveram o Bard, mas o Google negou acusações e garantiu seu compromisso ético.
O Bard está disponível em português brasileiro e oferece diversas funcionalidades, incluindo resumir tópicos complexos, gerar textos criativos, dar dicas de viagem e auxiliar em programação.
Fatos
- 🤖 O Bard é a inteligência artificial generativa do Google, lançada no Brasil e disponível em português brasileiro.
- 🌎 O Bard foi lançado em fevereiro, inicialmente disponível apenas em inglês para residentes nos Estados Unidos e no Reino Unido. Em maio, foi expandido para mais de 180 países e territórios, incluindo agora o Brasil.
- 🧪 O Bard ainda está em fase experimental e pode apresentar viés e respostas ofensivas, mas o Google espera resolver essas questões em breve.
- 🔍 A ferramenta indica a fonte das informações geradas e promete criar conteúdo de maneira responsável.
- 🔒 O Google afirma que o uso de dados pessoais privados dos usuários não é utilizado para treinar o Bard, mas a empresa ajustou sua política de uso para incluir a possibilidade de uso de dados públicos da internet para treinar suas inteligências artificiais.
- 🇧🇷 O Bard foi revisado por colaboradores brasileiros do Google para melhor adaptação ao usuário brasileiro.
- 💥 O Bard se envolveu em polêmicas, incluindo acusações de ser “inútil e perigoso”, de ter sido treinado usando o rival da OpenAI e de favorecer a desinformação, mas o Google negou essas acusações.
- ✨ O Bard oferece diversas funcionalidades, como resumir tópicos complexos, gerar textos criativos, dar dicas de viagem, realizar brainstorm, rankear coisas e auxiliar em programação em mais de 20 linguagens. O Google também adicionou seis novidades, como respostas em voz alta, ajuste de tom e estilo das respostas, compartilhamento de respostas com amigos e integração ao Google Lens para uso de imagens em comandos.