O Fórum Econômico Mundial divulgou a edição mais recente do relatório anual “The Future of Jobs”, que indica que a digitalização irá causar uma alta rotatividade no mercado de trabalho nos próximos cinco anos, eliminando 83 milhões de empregos e criando outros 69 milhões.
A Inteligência Artificial (IA) deve ser adotada por quase 75% das empresas pesquisadas e levar a uma alta rotatividade, sendo que 50% das organizações esperam que ela gere crescimento de empregos e 25% esperam que ela gere perda de empregos.
Por isso, seis em cada dez trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027. Dentre as profissões emergentes, destacam-se especialistas em IA e Machine Learning, especialistas em sustentabilidade, analistas de BI, analistas de segurança da informação, engenheiros de fintech e especialistas em transformação digital.
- 📈 A digitalização irá causar alta rotatividade no mercado de trabalho nos próximos cinco anos, eliminando 83 milhões de empregos e criando outros 69 milhões.
- 🧐 50% das organizações esperam que a adoção de IA gere crescimento de empregos e 25% esperam que ela gere perda de empregos.
- 🤖 Seis em cada dez trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027.
- 📊 As profissões emergentes incluem especialistas em IA e Machine Learning, especialistas em sustentabilidade, analistas de BI, analistas de segurança da informação, engenheiros de fintech e especialistas em transformação digital.
- 🚀 Especialistas em IA e Machine Learning, especialistas em sustentabilidade, analistas de BI, analistas de segurança da informação, engenheiros de fintech e especialistas em transformação digital terão um aumento médio de 30% em suas áreas até 2027.
- 📉 As profissões em declínio incluem caixas de banco e funcionários relacionados e funcionários dos correios.
- 🎓 Treinamentos sobre IA e big data devem ser priorizados por quase metade (42%) das empresas nos próximos cinco anos, atrás apenas do “pensamento analítico” (48%) e do “pensamento criativo” (43%).